Inaugurada em 4 de Junho de 1995.
Edifício projectado pelo arquitecto Carl Maria Ruf.
Erwin Holzbauer retratou no retábulo, colocado atrás do altar, cenas da vida de São Pedro.
Tem sido palco de concertos de música clássica, sobretudo da Orquestra do Algarve, valorizando e realçando ainda mais a sua fabulosa acústica.
No rotasturisticas.com encontrámos esta descrição bastante detalhada, de autor desconhecido:
Ao projectar esta Igreja de S. Pedro do Mar, de Quarteira, o arquitecto e engenheiro, Dr. Carl Maria Ruf, procurou dar expressão a duas ideias fundamentais:
- Criar um espaço que favorecesse a participação da comunidade cristã na Eucaristia, como assembleia reunida à volta do Altar, sinal de Cristo, que ocupa o centro da igreja;
- Encontrar uma forma arquitectónica, o edifício como Deus.
O Povo de Deus, Povo em peregrinação, tem como espaço de reunião uma grande nave central e duas naves laterais, menos altas, que retiram à Igreja a impressão, mais tradicional, de predomínio do comprimento que é substituída pela de um quadrado.
Para o Baptistério foi escolhida a forma de um rochedo, donde a água, sinal de Cristo que dá a água da vida, jorra para uma taça, que transborda a abundância da vida para um lago de águas tranquilas.
Destaca-se a importância da iluminação natural, na procura de um ambiente adequado à oração. As janelas, estreitas, que vão do chão ao tecto, permitem uma ampla entrada de luz, mas sem ofuscar ou quebrar a harmonia do interior.
No coro, previu-se o espaço necessário à futura instalação de um órgão.
Na zona atrás do Altar, situam-se as instalações de apoio: sacristia, gabinete do Pároco e uma pequena residência.
A diferença de níveis do local de implantação permitiu a construção na cave de uma pequena capela para celebrações para grupos pequenos, uma sala mortuária, salas para a catequese e outros serviços pastorais e sociais.
Em frente da Igreja construiu-se um grande adro, rodeado por uma galeria coberta e onde se encontra o lugar para a estátua de S. Pedro, o Pescador de Homens, que lança as redes para acolher a humanidade ao Reino de Deus.
Erwin Holzbauer, pintor académico alemão, executou para esta Igreja um retábulo que ocupa a parede atrás do Altar com cenas da vida de S. Pedro. No centro do retábulo, a figura de Cristo Ressuscitado, Senhor e Salvador da humanidade, enviado do Pai, ungido pelo Espírito Santo, Alfa e Ómega que virá para julgar os vivos e os mortos e que escolheu Pedro para ser a rocha sobre a qual se edifica a Igreja. A figura de Cristo situa-se no cruzamento dos dois eixos do retábulo, que desenham uma cruz, de braços abertos, abençoando e mostrando as chagas às testemunhas da Sua Ressurreição, em particular a Tomé, a João, a Pedro, a Paulo e a Maria, a Mãe de Deus. No topo do eixo longitudinal, a Mão, símbolo de Deus Pai, Criador que envia o Seu Filho, e a Pomba, sinal do Espírito Santo que unge a Igreja e lhe concede os Seus sete dons. Nos quatro cantos, os símbolos dos quatro evangelistas: o Homem, símbolo de Mateus; o Leão, símbolo de Marcos; o Touro, símbolo de Lucas; e a Águia, símbolo de João.
As cenas da vida de Pedro ocupam o restante espaço do retábulo, concretizando o testemunho da sua vida, da sua pregação, do seu ministério e do seu martírio.
Na feitura do retábulo, Erwin Holzbauer teve a colaboração de Toni e Peter Mayer, pintores e douradores e de Martin e Hannes Hirle, carpinteiros.
O espaço interior organiza-se à volta do Altar, centro real e simbólico da Igreja, sobre o qual se eleva uma cúpula octogonal que marca a centralidade. Próximo encontra-se o ambão, lugar da proclamação da palavra de Deus e o lugar da Presidência da Assembleia. Na parede atrás do altar, encontra-se o Tabernáculo, da autoria de Hans Bystron, que se destaca do grande retábulo com cenas da vida de S. Pedro e da SS. Trindade.